quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

CES 2012: Toshiba prepara o lançamento de TVs 3D sem uso de óculos

Aparelho terá 55 polegadas e ultra resolução de 4 K. Produto deve entrar no mercado americano no primeiro trimestre deste ano

O primeiro dia da Consumer Electronics Shows 2012 (CES), uma das maiores feiras de eletrônicos do mundo, já nos traz várias novidades no mundo da tecnologia. Um dos bons anúncios é da Toshiba, que lançou uma linha de TVs 3D que dispensam o uso de óculos especiais para assistir ao conteúdo tridimensional.

De acordo com o site CNET, o produto, batizado de 55LZ2, utiliza uma tecnologia que separa até nove ângulos diferentes da imagem, mostrando visões separadas tanto para o olho direito quanto o esquerdo -, de modo que o vídeo 3D possa ser visto de diferentes pontos pelo espectador. O cérebro, então, reconstrói o mundo de terceira dimensão a partir de duas imagens captadas por minúsculas lentes contidas no aparelho, semelhantes às do portátil Nintendo 3DS.

Para chegar a esse resultado, a TV faz um rastreamento de rosto do usuário para detectar sua posição e, assim, definir um melhor controle da imagem.

A primeira leva do dispositivo deve ingressar no mercado dos EUA já no primeiro trimestre deste ano. Contudo, não foram revelados dados adicionais, como tamanhos de tela e resolução.

Vale lembrar que a Toshiba é pioneira nesse tipo de recurso, que está disponível em países como Alemanha e Japão, em um modelo de 55 polegadas com 4 K de resolução (3.840 x 2.160), para a programação convencional, e de 1.280 x 720 para a função 3D. Segundo a companhia, o aparelho custa em torno dos US$ 10 mil dólares (cerca de R$ 18,5 mil reais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas